Visualizar

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAMÍLIA QUEIROZ

Armas da família QUEIROZ

· Um escudo esquartelado, do qual os primeiro e quarto quartéis são: de prata, seis crescentes de vermelho, em duas palas; e os segundo e terceiro também de prata, um leão de vermelho. Timbre: o leão do escudo.

História da família queiroz

· Inscrevem os genealogistas as origens desta família num quadro de quase inexcedível grandeza e antiguidade, fazendo-a derivar de um lendário príncipe Constantino, aliado do Papa Estêvão III contra Desidério, Rei da Lombardia, e vencedor deste. No entanto, os «de Queirós provêm dos antigos senhores da vila desta designação, nas Astúrias, que tiveram alguma preponderância social no século XIV. Terá sido no último quartel deste que passou a Portugal Fernando Álvares de Queirós, que seguiu o partido do Rei D. Fernando I, o Formoso, contra Henrique III de Castela, aqui se casando com D. Elvira de Castro, com geração que continuou este nome no nosso país.

· A linhagem Quirós (que deu Queirós em Portugal) é das mais antigas das Astúrias referindo o genealogista e heraldista espanhol Francisco Sarandeses, na sua obra "Heraldica de los Apelidos Asturianos" que era tão antiga e de tanto realce que usava como moto "despues de Diós la Casa de Quirós" nas fachadas brazonadas dos seus solares asturianos.

· A ligação genealógica com uma filha de D. Bernardo del Cárpio (ou D. Bernaldo) deve ser assumida como verdadeira, visto que tem vindo repetidamente a ser usado na família os apelidos de Bernaldo de Quirós.

· Um dos principais ramos dos Queirós deu origem à família Cienfuegos, descendente segundo todos os genealogistas espanhóis de D. Garcia González, senhor de Queiroz que com cem homens de armas munidos de archotes, investiu contra um exército de cem mil mouros que se encontravam nas suas terras (Quirós, bispado de Oviedo). Os mouros pensando que era a vanguarda de um exército leonês retiraram apressadamente, despenhando-se pelas íngremes montanhas o grosso das suas forças. D. Garcia ficou conhecido pelo "de los cien fuegos" e o local do feito, onde foi erigida uma ermida, por "Cienfuegos". Os seus descendentes tomaram esta última forma como apelido.

· Segundo refere o marquês de Abrantes, inscrevem os genealogistas as origens desta família num quadro de quase inexcedível grandeza e antiguidade, fazendo-a derivar de um lendário príncipe Constantino, aliado do Papa Estêvão III contra Desidério, Rei da Lombardia, e vencedor deste.

· Na sua opinião,contudo, os "de Queirós" provêm dos antigos senhores da vila desta designação, nas Astúrias, que tiveram alguma preponderância social no nosso país no século XIV.

· Terá sido no último quartel deste século que passou a Portugal Fernando Álvares de Queirós, que seguiu o partido do Rei D. Fernando I, o Formoso, contra Henrique III de Castela, aqui se casando com D. Elvira de Castro, com geração que continuou este nome no nosso país.

O MEMBRO mais antigo da família QUEIROZ aqui no Rio Grande do Norte, principalmente, na região Oeste Potiguar que se tem notícias, trata-se do português José Pinto de Queiroz, nascido no ano de 1738, o grande patriarca do município de Serrinha dos Pinto, criado em 1993, desmembrado do de Martins. Casado com a matriarca Anna Martins de Lacerda, filha de Francisco da Costa Passos e de Violante Martins de Laeceda, naturais de Goiana-PE. Desse consórcio houve onze filhos, sendo os seguintes: I – ANNA JOSEPA DE LACERDA, nascida em 1761, casado com Antonio Lopes Chaves; II – MANOEL PINTO DE QUEIROZ, nascido em 1762 ; III – ANTONIO PINTO DE QUEIROZ, nascido em 1763, casado com Florência Maria da Conceição, filha de Pedro Leite da Silva e Antonia Ferreira da Silva, gerando assim a família FEREIRA do Apodi que você verá logo após a dissecação desta; IV – JOSÉ THOMAZ DE JESUS, nascido em 12765, casado com Leonor de Castro Figueiredo; V – thereza de jesus lacerda, nascida em 1768, casada com Antonio Pereira de Oliveira; VI – JOANNA FRANCISCA DE LACARDA, nascida em 1770, casada com João Pereira da Silva; VII – MIGUEL FRANCISCO DE QUEIROZ, nascido em 1771, casado com Cosma Maria da Conceição; VIII – DOMINGOS JORGE DE QUEIROZ E SÁ, nascido em 1772, casado com Maria José do Sacramento; IX – JOÃO FRANCISCO DE QUEIROZ SAMPAIO, nascido em 1773, casado com Joana Martins de Lacerda; X – MARIA JOSÉ DE JESUS, nascida em 1777, casada com Manoel dos Santos Rosa; XI – AGOSTINHO FERNANDES DE QUEIROS, nascido em 1788 e falecido em 1859, casado com Francisca Romana do Sacramento. Agostinho foi encarcerado nos porões da Bahia, de 1817 a 1820. Voltando da prisão, retornou às atividades políticas. Em 1832, em protesto ao levante militar de Pinto Madeira, no Ceará, escreveu ao Governador da Província do Rio Grande do Norte, pedindo para trocar o sobrenome PINTO por FERNANDES. Em 27 de fevereiro de 1842 o então povoado de Martins foi elevado a categoria de Vila, município e comarca, sob a denominação de Vila de Maioridade, em sessão solene presidida pelo então presidente da Câmara Municipal da Vila Real de Portalegre, o Cel. Vicente Borges Gurjão, sendo o seu primeiro presidente o Cel Agostinho Fernandes de Queiroz.

O que podemos verificar nesta pesquisa genealógica é de que o patriarca José Pinto de Queiroz é o principal tronco de quase todos os grupos familiares da região do Oeste Potiguar, em vários galhos, como por exemplo: QUEIROZ, PINTO, LACERDA, MOREIRA, SILVEIRA, NASCIMENTO, SILVESTRE, LOPES, CHAVES, FIGUEIREDO e FERREIRA. Falando em Ferreira de Severiano Melo, queremos ressaltar que o tronco familiar desse grupo familiar é Francisco Ferreira, pai de Raimundo Ferreira, este casado com Marculina Ferreira Pinto, genitores do saudoso Sobrinho Ferreira.

Queremos ressaltar que os pinto de Martins, Pau dos Ferros e Apodi são os mesmos de Severiano Melo.

43 comentários:

  1. queria poder me informa sobre minha familia queiroz

    ResponderExcluir
  2. meu bisavô JOSÉ DE FREITAS QUEIROZ, veio de Pau dos Ferros e formou família em Quixadá. Gostaria de informações à respeito da família no Rio Grande do Norte, grato.
    Weiber Queiroz Cavalcante, fone 88 99681087
    Quixadá-Ceará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai também nasceu em Pau dos Ferros e a família morou em Quixadá, Crato e ainda tenho tias e tios em Fortaleza

      Excluir
  3. sou sergio henrique queiroz,moro em são josé do rio preto-s.p gostaria de conhecer a minha arvore genealogica, por onde começo?

    ResponderExcluir
  4. oi sou GRASIELA QUEIROZ DE SOUZA da BA, gostaria de saber da familia QUEIROZ no CEARA pois, meu pai é dessa cidade e eu não o conheço.... o nome dele é JOSE MARIA QUEIROZ.

    ResponderExcluir
  5. QUERO SABER MINHA ARVORE GENEOLÓGICA MEU NOME É ALCINEIA FONSECA DE QUEIROZ SENDO QUEIROZ DO MEU PAI QUE VEIO DE NATAL CEARÁ PARA O RIO DE JANEIRO MEU PAI ERA ANTONIO QUEIROZ DOS SANTOS MINHA AVÓ SENHORINHA VIRGINIA DE QUEIROZ. MEU EMAIL NEQUINHAH@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  6. Minha bisavó era Maria José Fernandes de Queiroz e meu bisavô Francisco das Chagas Rebouças... A família tem origem em pau dos ferros, na região do encanto (cantinho), se alguém tiver informações... me mandem e-mail faella_fernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é carla de souza de queiroz,Meu pai vicente florencio de queiroz nasceu em pau dos ferros RN meu avó se chamava Manoel forencio de queiroz,gostaria de saber sobre minha árvore geneologica....Se alguem tiver algumas informção mande por e_mail shalon_hanna33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. weiber queiroz cavalcante meu avó é dose de freitas queiros.voce é filho de simone holanda cavalcante que é minha prima?

    ResponderExcluir
  10. Solicito correção: Digo, o português José Pinto de Queiroz, talvez seja o mais velho representante dessa leva de gente que viera de Portugal.Assino: Maurílio Fernandes (framafe1-google)

    ResponderExcluir
  11. Sei que o brasão da minha família, os Queiroz, é o quarto acima, onde consta um cavalo preto alado sobre as chamas:um dos meus tios, no caso,Cícero Martins Leitão de Queiroz o tinha na sala principal do seu apartamento, na Rua Filgueira de Melo, no Rio de Janeiro e me dizia, rindo, que os Queiroz (com Z)tinham como características : preconceitos de cor e era bastante comum casamento entre primos. Eu mesmo, da nova geração,tenho dois tios casados com suas primas. Falava-me também que a nossa linhagem descendia da nobreza portuguesa,e como não tenho
    nada de nobre, ria e ele só dizia:"esse menino vai longe", termo usado pelos cariocas.Assina: Maurílio Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Sabermos a nossa origem é uma questão hercúlea: sou Queiroz Fernandes pelo lado paterno e Caval-
    cante, pelo o materno:aqui, acolá,os brasões são idênticos.A confusão é tanta que vou seguir a orientação do meu querido e falecido pai:meu fi-
    lho, tendo Queiroz, Queirós,Pessoa de Queiroz(ós), Queiroz(ós) Fernandes ou Fernandes de Queiroz(ós),no sobrenome, não importa que seja branco, preto,pardo, amarelo, rico ou pobre,trata-se de um parente. Assino:Maurílio Fernandes(google)

    ResponderExcluir
  13. Bom minha família paterna é Fernandes Queiroz, de origem espanhola com ínicio em solo brasileiro no estado do RN mais precisamente no oeste do estado, meus avós são Raimundo Hundil Fernandes de Sá e Francisca Ezenilda Fernandes Queiroz, chamam minha Família de Januário Fernandes por causa de meu bisavô.

    ResponderExcluir
  14. meu avo se chamava moizs pinto da silva.. eu queri sabe se ele e desta familia....

    ResponderExcluir
  15. Minha avó paterna nasceu em Luiz Gomes (hoje mora em Natal quase centenária) mas seus pais (meus bisavós)são de Pau dos Ferros, Fausto Siqueira Cavalcante e Amélia Siqueira de Queiroz, minha tia diz que é família de comerciantes (os Queiroz Cavalcante) aqui em Natal, como os proprietários da livraria universitária. Se alguém tiver informações sobre meus trisavós podem me contactar pelo e-mail netoorla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu Avô paterno se chamava Francisco Fernandes de Queiroz e veio da região de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte e meu pai Antonio fernandes de Queiroz, gostaria de saber a origem deles, os antecessores.

    ResponderExcluir
  17. Sou wellys Leal Queiroz moro no piaui emeus avós paternos são do Rio Grande do Norte meu avô chama-se João Florencio Queiroz e minha avó Severina da conceição Costa Queiros ambos vindo dos arredores de Martins RG do Norte sei que tenho muito parentes nesta região que um dia queria ter pelo menos o contato nem que seja através da rede ficaria muito satisfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o nome da minha rua: João Florêncio de Queiroz, gostaria de saber a história do mesmo.

      Excluir
    2. Não sei se o meu avô é o mesmo da sua rua, mais ele chegou no Maranhão depois de cortar o Ceará e o Piauí tocando animais, mais sempre mim contava historias de quando vivia nas serras dos martins que não era cidade na época ainda e fala da vontade de rever o parentes que deixou por lá

      Excluir
  18. quero saber o site ou endereço postal de familiares do saudoso benedito queiroz natural de ituaçu BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia,

      Vc conseguiu encontrar alguma coisa sobre seus parentes em Ituaçu? Eu também pesquiso parentes nessa região.

      Um abraço
      Cleber

      Excluir
  19. Gostaria de saber um pouco mais sobre minha família que provavelmente provém dessa árvore genealógica, o nome do minha vó era Lídia Braz Queiroz ela veio de Portugal e na sua adolescência veio para o Brasil e morou por alguns anos em Minas. Se alguém souber de alguma coisa me mande um Email lyllyanne23@gmail.com,eu sou a bis neta e iria gostar muito se alguém soubesse um pouco mais da família Queiroz.

    ResponderExcluir
  20. sou luciano de queiroz esteves procuro minha decendencia que moram em tres rios rj

    ResponderExcluir
  21. OI GOSTARIA DE CONHECER OS QUEIROZ DE NOVA ANDRADINA / MS.
    POIS TENHO PARENTESCO.
    CONTATO.
    ramso21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. meu vo se chamava Antonio Rodrigues Queiroz faleceu em 2006 com 94 anos e ele veio do ceara gostaria de saber se alguem tem algum parente mais velho que conheceu ele para eu saber o porque que ele veio para uma cidade do interior de são paulo grato aqueles que responderem minha mensagem
    E-mail: weslley.mq@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô tambem era Queiroz e tambem veio do ceara.

      Excluir
  23. Alguém sabe informar quais os descendentes de MIGUEL FRANCISCO DE QUEIROZ? Salvo engano meu pai fala algum nome parecido.

    ResponderExcluir
  24. olá pessoal me chamo Airton de Souza Queiroz, sei que a família Queiroz no estado do ceará todos são provenientes do municipio de Quixadá alguns da localidade de pedra da onça e se espalhou por outros municípios como guaramiranga e baturité e certão central ... como canindé, caridade e campos belo ... findando em fortaleza .... qualquer coisa manda um email para airtonqueiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Airton minha vó é de Quixadá tbm o nome dela é Maria Fatima de Queiroz, ela já me disse o nome do meu bisavó só q me esqueci vou perguntar para ela vai que nós encontramos algum parentesco

      Excluir
  25. Olá pessoal, meu nome é Hugo Queiroz e queria saber mais sobre meus parentes que eu talvez não conheça. Meu avô se chama José Ciriáco de Queiroz e seus pais( meus bisavos) Olindina Maria e João Miguel de Queiroz, eles eram da cidade de Vermelho Velho - MG . Caso saibam entre em contato . hugoq26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Bom dia gente boa. Me chamo Arilson e sou descendente da família FERNANDES DE QUEIROZ,
    Este tronco familiar tem origem datada do início do século XIX no Rio Grande do Norte.
    Um primo de minha avó, em 1996, fez o levantamento de nossa árvore de forma descritiva. Este ano busco atualizar os descendentes a partir de minha avó.
    Segue minha Árvore resumida.

    Antonio Fernandes Ribeiro + Francisca Tereza de Araujo Ribeiro
    Maria Emilia Fernandes de Queiroz + Laudelino Fernandes de Queiroz
    Ezequiel Fernandes de Queiroz + Cantionila Muniz de Queiroz
    Felina Muniz de Queiroz + Alzir Gonçalves Teixeira
    Juraci Raimundo Queiroz Teixeira + Izabel de Oliveira Teixeira
    Arilson de Oliveira Teixeira + Cristiane Gois de Oiveira
    Abraço parental a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi primo legal deveriamos ver quem vai fazer a atualizaçao do livro que tio alberto começou esta nas suas maos e naza

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. óla sou ednaldo queiroz de martins rn gostaria de saber se todos os sobrenomes QUEIROZ do brasil são todos descendentes de uma mesma familia

    ResponderExcluir
  30. Olá meu amigo tudo bem?Estou escrevendo esse comentário torcendo para que vc o visualize, gostaria de Saber sobre o Manuel dos Santos Rosa e sua esposa Maria José de Jesus, quais seriam seus descendentes?Por favor aguardo a informação ansioso, pois dependendo do que o senhor informar todo um galho de minha árvore genealógica será destrinchado!Abraço cordial Eriberto Esdras de Oliveira.

    ResponderExcluir
  31. Olá eu sou da familia Queiroz e Moro em Campinas,SP

    ResponderExcluir
  32. Pneu bisavô Eudoxio de Queiroz Marins, é primo legitimo de Rachel de Queiroz e tio de Fagner Cândido

    ResponderExcluir
  33. Oi, me chamo Helen Vieira de Queiroz Tomaz, minha família é dos arredores de Martins (Serrinha dos Pinto e dois vilarejos chamados PINTADA e Garrota Morta, entre Martins e Antonio Martins). Meu avô materno é Eusébio Francelino de Queiroz (ainda vou tentar descobrir os nomes dos pais e avós dele). Acredito que a Pintada e a Garrota Morta era um reduto da família Pinto Queiroz, esta principalmente, pois fica num local isolado de um lado por um monte e de outro por um córrego (chamado corredor), o acesso é difícil ainda hj, imagine a 200 anos atrás. Isso mesmo, fazendo uma conta por baixo, a casa grande da região pertenceu aos tataravós de minha mãe, e continua de pé, e só foi desocupada há menos de 1 ano atrás, uma relíquia.
    Ali eles eram praticamente autosuficientes, plantavam muito graças a uma barragem que, por atender apenas à família, permanecia com água por muito tempo, e a comida era estocada aos montes, nos sótãos das casas, especialmente da casa grande. Era uma família de muita condições, para a época, e seus filhos estimulados a estudar, todos letrados e inteligentes, muitos formados em cursos superior.
    Seria interessante, se possível, um estudo mais aprofundado sobre aquela região.

    ResponderExcluir
  34. Olá meu pai e do Rio Grande do Norte Jose Ivam de Queiroz, e meus avos Raimundo Nonato de Queiroz, e Francisca de Queiroz. Então Sou Suelen Silva de Queiroz e gostaria de saber qual a minha ligação com a família Queiroz..

    ResponderExcluir
  35. Olá, alguém conhece ou conheceu, Sr. Ivo Antônio Queiroz que morou ou mora no Rio de Janeiro na Estrada do Quitongo em Cordovil?
    Meu email é pr.malaquias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...