quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAMÍLIA HOLANDA

A ORIGEM DA FAMÍLIA HOLANDA NO BRASIL

Os Holandas provêm do holandês Arnau Florentz, ou Arnau de Holanda, nobre que teve completa adaptação ao Brasil. Era filho de Margaretha Florentz e Hendrick Van Holland, Barão de Rhijnsburg. Consta que Margaretha(*) seja irmã de Adriano Florentz, Papa Adriano VI, o último Pontífice não-italiano até à eleição de João Paulo II. Arnau, natural de Utrecht, Holanda, possuía o título de Barão de Theorobonet. Atendeu ao convite de Duarte Coelho em 1535, trazendo para o Brasil a sua vontade de concorrer para a fundação de uma nova nacionalidade e de transplantar para os trópicos os progressos dos conhecimentos do seu tempo.
Casou-se em Pernambuco com D. Brites Mendes de Vasconcelos, tendo criado uma família que desde os primeiros tempos coloniais mostrou grande interesse em engrandecer a nova pátria, colaborando com os demais que tinham os mesmos interesses e atendendo a todos os reclamos que esta magna empresa exigia dos que a ela se afeiçoavam. Brites, quando jovem, orfã, ainda em Portugal, contava com valioso apoio familia Real. Conforme ANTONIO JOSÉ VICTORIANO BORGES DA FONSECA em seu livro Nobiliarchia Pernambucana, de 1748, numa referência a Brites Mendes de Vasconcelos, diz que a Rainha D. Catarina, mulher de El-Rei D. João III, “a entregara a D. Brites de Albuquerque quando passou à Pernambuco em companhia de seu marido o Donatário Duarte Coelho, recomendando-lhe a sua acomodação, ao que generosamente satisfizera D. Brites de Albuquerque, casando-a com Arnau de Holanda e dando-lhe em dote muitas terras, nas quais fundou Brites Mendes muitos engenhos, que possuem hoje seus descendentes.”
Do matrimônio de Arnau de Holanda com Brites Mendes de Vasconcelos nasceram: Christóvão, Augustinho, Isabel, Ignez, Anna, Maria e Adrianna. O Ceará recebeu muitos membros ativos deste clã, representados pelos bisnetos e trinetos de Arnau, que chegaram às praias de Aracati e Cascavel no decênio inicial do século XVIII. À exemplo de outros parentes e contraparentes, vinham com a idéia de instalar no Ceará engenhos de açúcar, o que não foi possível; mas dirigindo as suas potencialidades para os outros ramos da indústria pastoril e agrícola, firmaram-se nas zonas sertanejas de Quixadá e Quixeramobim, no criatório de gado vacum, e pouco mais tarde na serra de Baturité, introduzindo ali as excelências da cultura eletrizante do café. Participaram menos que os antecedentes nas lutas políticas, preferindo a atividade do campo para demonstrar esta adesão ao progresso do Ceará.
HOLANDA DE SEVERIANO MELO

Verificamos claramente que este grupo familiar com base nos municípios de Severiano Melo e Apodi está mais para melo do que mesmo Holanda Cavalcante, confirmando o que disse certo dia a pessoa de Ranulfo Holanda – nenhum forasteiro pode chegar em Severiano melo e falar mal de um único severianense, já que nesta comunidade quase toda a população é formada por uma única família, devido o entrelaçamento entre esses dois grupos familiares, daí-se à razão de afirmar que Holanda Cavalcante na atualidade é apenas um facção dentro da família Regis de Melo. Porém, vamos destacar neste trabalho os verdadeiros Holanda Cavalcante, que, em minha opinião tem como tronco inicial a pessoa de Laurindo Holanda Cavalcante ( 23/9/1839), homem esse com grande influência nos meios sociais e políticos no município de Apodi, o qual em 5 de julho de 1876 foi um dos 16 eleitores da paróquia de Apodi, entre os 584 eleitores potiguares aptos a votarem em nossa província.
O patriarca desse grupo - LAURINDO DE HOLANDA CAVALCANTE, filho de Josefa Holanda Cavalcante, construtor do casarão da Fazenda Passagem Limpa, erguida em 1855, quando o mesmo tinha 16 anos de idade. Nascido em 23 de setembro de 1839, casado com Maria Holanda Vieira, nascida em 5 de novembro de 1847 e falecida em 16 de abril de 1936, esta sendo filha de Umbelino Tomaz de Aquino e de Maria Holanda Cavalcante. Sabemos que desse casal houve uma grande descendência, mas infelizmente, somente sabemos apenas de três deles, tratam-se de Josefa Holanda Cavalcante, Antonio Holanda Cavalcante, casado com Amélia Holanda Cavalcante e de Bevenuto de Holanda. Porém, apenas dissecamos algumas coisas a respeito de Bevenuto, assim vejamos:
BEVENUTO HOLANDA CAVALCANTE, natural de Apodi-RN, nascido no ano de 1864 e falecido em 6 de fevereiro de 1932, filho de Laurindo de Holanda Cavalcante (23/9/1839), e de Maria Holanda Vieira, esta filha de Umbelino Tomaz de Aquino e de Maria Holanda Cavalcante. Casou-se no ano de 1914, com Laurinda Holanda Cavalcante, natural de Apodi, nascido a 16 de junho de 1880 e falecida em 5 de maio de 1940, filha de Vitalino de Holanda Cavalcante e de Salustiana de Holanda Cavalcante.
Bevenuto Holanda foi o segundo proprietário do Casarão da Fazenda Passagem Limpa, herdada de seu genitor, à época encravada no município de Apodi, hoje na zona Rural de Severiano Melo.
Do consórcio com dona Laurinda houve três filhos, sendo eles:
01 – RIVARDÁVIA DE HOLANDA CAVALCANTE, vulgo ‘TOTA DE HOLANDA’, nascido no Casarão da Fazenda Passagem Limpa, em 20 de junho de 1915 e falecido em 01 de setembro de 1994, casado com Jovina Holanda Cavalcante, natural de Apodi, nascida a 12 de outubro de 1913 e falecida em 11 de outubro de 2005, filha de Teófilo de Holanda Sobrinho (05/05/1885 – 11/05/1967) e de Maria Jovina Campêlo de Holanda (09/03/1891 – 16/11/1990), pai dos seguintes filhos:
a) RANULFO HOLANDA CAVALCANTE, natural de Severiano Melo, nascido a 27 de maio de 1955, casou-se em 22 de dezembro de 1978, com Maria Ciramar Diógenes, natural de Iracema-CE, nascida a 22 de junho de 1959, filha de Ademar Diógenes Dantas e de Severina Medeiros Dias, pai dos seguintes filhos: HOLANGENES DIÓGENES HOLANDA, nascido em 28 de julho de1981; Ranulfo Holanda Cavalcante Filho, nascido a 13 de março de 1984; Ciramar Ruth Diógenes Holanda, nascida a 13 de novembro de 1979; Samara Ruth Diógenes Holanda, nascida a 18 de fevereiro de 1988; e Maria do Perpétuo do Socorro Holanda Diógenes, nascida a 17 de dezembro de 1991 e falecida em 13 de janeiro de 1994. Ranulfo Holanda foi prefeito de sua terra natal, no período de 1983 a 1989.
b) DONATO DE HOLANDA CAVALCANTE, nascido a 23 de agosto de 1950, casou-se em 8 de setembro de 1986, com Maria Marli Régis, natural de de Severiano Melo, filha de Geraldo Régis de Paiva e de Maria Paula Bessa Régis.
c) ARISTEU HOLANDA CAVALCANTE, nascido a 5 de setembro de 1942.
d) EFIGÊNIO DE HOLANDA CAVALCANTE, natural de Severiano Melo.
e) FRANCISCO NILO DE HOLANDA, nascido em 21 de agosto de 1936
f) BEVENUTO HOLANDA NETO, natural de Severiano Melo, nascido a 23 de setembro de 1939 e falecido em 14 de abril de 1965. É patrono do Hospital/Maternidade desta cidade.
2 – FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE, conhecido popularmente pela alcunha de “NENEM HOLANDA”, natural de Apodi-RN, nascido a 8 de novembro de 1918 em 31 de outubro de 1954, com Maria do Carmo Holanda, natural de Apodi, nascida a 21 de julho de 1929, filha de Inácio Gabriel Maia e de Alzira Magna Maia, com os seguintes filhos:
a) MARIA APARECIDA MAIA HOLANDA TERZIS, natural de Apodi, nascida a 14 de agosto de 1956, formada em medicina e residente em São Paulo, casada com Antonio Terzis.
b) MARISE MARIA HOLANDA DE MELO,nascida a 2 de agosto de 1960, formada em medicina, casada com o empresário Pedro Terceiro de Melo, natural de Apodi, nascido a 25 de julho de 1956, filho de Luiz Gonzaga de Melo e de Anailde Freitas Melo.
c) IOLANDA MARIA MAIA, nascida a 6 de setembro de 1963, formada em medicina, solteira.
3 – MARIA HOLANDA CAVALCANTE, natural de Apodi, nascida a 11 de fevereiro de 1920 e falecida em 5 de maio de 1991, casada com Sebastião da Costa Melo, natural de Apodi, nascido a 13 de abril de 1918 e falecido em 23 de dezembro de 1999, filho de José da Costa Melo e de Maria Régis de Melo, pai dos seguintes filhos:
a) BEVENUTO MELO HOLANDA NETO, natural de Severiano Melo, nascido a 20 de março de 1948, casou-se em 26 de fevereiro de 1970, com Antonia da Salete de Freitas, natural de Severiano Melo, nascida a 23 de setembro de 1948, filha de Antonio Lucas de Freitas e Guiomar de Freitas, pai dos seguintes filhos; MARCOS AURÉLIO FREITAS E HOLANDA, nascido a 19 de dezembro de 1971; e MÁRCIA AURÉLIA FREITAS E HOLANDA, nascida a 19 de dezembro de 1982.
b) JOÃO HOLANDA DE MELO, natural de Severiano Melo, nascido a 9 de julho de 1964, casado com MARIA SÔNIA GOMES HOLANDA, natural de Apodi, nascida a 11 de setembro de 1955, filha de José Gomes Pinto e de Francisca de 0liveira Pinto, com os seguintes filhos.
BEVENUTO HOLANDA faleceu em Apodi no dia 6 de fevereiro de 1932.
OUTROS HOLANDA:

SEVERIO HOLANDA CAVALCANTE, Nascido em 01 de abril de 1941, filho de João Holanda Cavalcante e de Ernestina Holanda Cavalcante;

46 comentários:

  1. Minha avó se chamava Marina Holanda Calvalcanti. Somos de Pernambuco e gostaria de saber se ela por acaso pertencia a essa família. Ela me dizia que sua avó era índia e seu avô tirou-a da aldeia para casar-se com ela. Vc sabe de alguma história assim?
    Se souber, me escreva: hanamarina@yahoo.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. toda a minha familia tem o sobrenome Holanda séra q nó fazemos parte dessa arvore gn.Somos de Pernambuco da cidade de palmares.mikhaellyg12@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Eu tenho Holanda no meu nome por parte de mãe e sou nascido no Ceará

      Excluir
  3. De repente fiquei super interessada ... mas infelizmente tenho pouquíssimas informações (talvez por falta de interesse mesmo), meu sobrenome é Holanda (por parte de pai), mas ouvi muito falar em "Tio Joãozinho", um piauiense que veio para Belém e aqui constituiu família e por aí foi ... quem puder me fornecer informações ficarei grata, pois isso me despertou uma grande idéia.
    samillyholanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Marco Antônio de Castro Holanda, filho de Francisco Vantuhil Holanda e Aspaiva de Castro Holanda neto de Ruvaman Holanda e Maria Neite Holanda Cavalcante, Sendo pai e Avós paternos naturais de Ubajara Ceará.
    Gostaria de saber se alguém sabe me dizer se fazemos parte desta arvoré genealógica.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses nomes que você escreveu eu já ouvi falar muito! Com certeza somos parentes! Meus pais nasceram em Ubajara, Ceará. Minha mãe: Maria Holanda Cavalcante, pai Joaquim Holanda Cavalcante e a mãe dela era Filomena Alves da Silva. Meu pai era filho de Antônio Mesquita e Joana (ela morreu muito jovem, não lembro o sobrenome por que meu pai mal a conheceu). Devo ter muitos parentes por aqui. Atualmente moro em Brasília. Abraços a todos.

      Excluir
  5. Amigos, estou realizando uma pesquisa sobre o Dr Alcebiades de Holanda Cavalcanti, pois este é o nome de uma das principais ruas de minha cidade natal (Timbaúba) devido os nossos políticos quererem em troca de ...(não se sabe bem o motivo)alterar os nomes das ruas, apagando a história da cidade. Tenho fotos desta rua desde o ano de 1914 e em recorte de jornal relatando sobre este senhor no ano de 1909, peço se alguem tiver informaçoes sobre este que provavelmente foi Promotor de Justiça em PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a origem de minha família paterna, se tem alguma coisa a ver com a história ou é apenas o acaso ter esse sobrenome.
    Meu avô se chama Clovis Hollanda Santos e é de Pernambuco. Diz ele que a origem da família é de uma índia com um holandês, mas parece tão clichê que custo a acreditar...
    Agradeço qualquer informação!
    anapaulaholanda@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
  8. Querido Marcos Antonio de Castro Holanda
    Pelo que li e provavelmente tenha entendido, em seu comentario, você possivelmente estará como Bisneto por parte de Pai e Mãe na descendencia de
    Belarmino Holanda Cavalcante,Meu tio de segundo grau, natural de Ubajara Ceará.Se assim é, você faz parte da Familia Arnau Florentz de Holanda,Já que os meus antepassados me fizeram crer que sou descendente do mesmo.E já que não há nenhum outro documento, com historia da presença de uma segunda Familia Holanda no Brasil,não há porque dúvidar.

    Isto vale para todos os que pertencem a Familia Holanda.Mesmo aos que tem na familia a presença de algum indigina.Sabemos que é natural,pela historia,que muitos que aqui chegaram de países estrangeiros,tiveram filhos e filhas com mulheres indiginas.Isto de maneira nenhuma,diminue o grau de parentesco válido a qualquer um que traga em sua historia genealógia,o sobrenome de Holanda/Cavalcante/Florentz/Pierre...em fim .Mesmo aqueles,que não constam o sobrenome em seu Registro de Nascimento,pois sabemos do desinteresse que nossos antepassados tinham em manter viva a nossa história, escrevendo cada um a parte que lhe tocava.Hoje se queremos saber alguma coisa,temos que nos fazer valer de material escasso e este mesmo deixa um vazio,que hoje muitos estão tentando preenxer.Seria muito importante,que agora que desperta o interece de muitos em conhecer a sua origem,que começassemos a ajuntar os fraqmentos,e escrever essa história tão linda que é a origem de cada um.E Como sugestão à medida que cada um vai se encontrando,vá colocando em seu sobrenome o Florentz,em todo contato que voce fizer em qualquer site da familia,Assim saberemos que voce já se encontrou.Em meus documentos,o meu nome é:MARIA TERNA HOLANDA PIERRE, Mais já tendo me encontrado, como descendente de Belarmino de Holanda Cavalcante de Ubajara Ceará Já em meus contatos, assino Maria Terna Florentz,Holanda Pierre.É apanas uma sugestão,para facilitar o reconhecimento de quem já se encontrou,sabendo todavia que não há duas familias com o mesmo nome de Holanda no Brasil.Pelo menos até que eu saiba, após tempos de pesquisa.Se alguem desejar entrar em contato comigo, meu e-mail é
    ternariva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Meu nome é Carlos André de Holanda, sobrenome da familia da minha mãe... Meu avô materno é da cidade de Timbaúba-PE e ele veio pra Olinda-PE, onde vivemos até hoje. A nossa família era tão tradicional que meus avós eram primos (os dois Holanda). Meu avô me disse que desde que ele era pequeno já sabia com quem ia se casar...era casamento entre familiares pra não "misturar" o sangue...hauah Eu achoo essas histórias um barato!!
    A família Holanda, pelo que eu sei, é uma tradicional no Recife, que vieram da Holanda na época da dominação holandesa no Brasil e possuia grandes Engenhos de açúcar. Eles vivam em "guerra fria" com a família Cavalcante, que era uma família de comerciantes portugueses, muito rica! Entao, uma filha Holanda se casou casou com um filho Cavalcante. E foi assim que a família Holanda Cavalcante surgiu. Mas bem, eu só pertenço à família Holanda.
    Quem souber de mais coisas, postem aí.
    Abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii eu sou Patrícia Holanda da Silva minha avó se chamava Maria Holanda Cavalcante, acho um barato essas histórias. Minha mãe fala que tds as pessoas que tenham Holanda sao parentes...

      Excluir
  10. Fico feliz que essas famílias se interessem por suas origens. Mexendo com o imaginário coletivo, o que é muito positivo no amadurecimento de um povo, de uma nação. Conhecer sem preconceitos, tomar conhecimento da História do Brasil, partindo também, da história oral, do que se ouve em casa, da tia, da vovó... dos documentos escritos, como: registros de nascimentos, casamentos, cartas... Também sou uma descendente Holanda Cavalcanti, de Pernambuco,que se espalhou Brasil afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Gostaria de saber sobre meu bisavô, Félix Alves de Holanda qual grau de parentesco Arnau de Holanda e Henrique de Holanda se eram tios, primos ou irmãos. obrigada

      Excluir
  11. Sou Lúcia Holanda, Filha de Abinadá Holanda e neta de Otília Holanda Montenegro, somos do alto Oeste potiguar, da cidade de Frutuoso Gomes/RN..gostaria de saber se temos algum grau de parentesco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Nossos sobrenomes são iguais rs

      Excluir
  12. Uau! do nada eu me interessei sobre meu sobrenome ( por parte de mãe), mais por curiosidade de saber quem faz parte do meu passado e da minha origem.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Luciano Holanda e meu avô era David Holanda Cavalcanti. Minha Mãe Maria do Carmo Holanda era prima da conhecida poetisa Celina de Holanda.Somos de Recife. Quem quiser fazer contatos...meu email é Luciano_holanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
  14. OLÁ MEU É GELINA SIMÃO CAVALCANTE, O MEU PAI SE CHAMA JOÃO DE HOLANDA CAVALCANTI ELE É NASCIDO EM BEZERROS PE, ELE VIAJAVA NO PAU DE ARARA E VEIO PARA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ, ELE ESTÁ HOJE COM 84 ANOS HÁ MAIS DE 50 ANOS QUE ELE NÃO VÉ SUA FAMÍLIA, SEGUNDO ELE SUA IRMÃ SE CHAMA HELENA DE HOLANDA CAVALCANTI, NUNCA MAIS TEVE NOTÍCIAS DE NINGUÉM. EMAIL alcirleigomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Bezerros também, minha família é Holanda Cavalcante, minha família é de Bonito, perto de Bezerros.
      O nome do meu avô é Otacílio Holanda Cavalcante.

      Excluir
  15. Sou da família Holanda de alagoas.minha avó se chamava Zélia Holanda Barros e meu avô Sebastião Holanda Cavalcante.Eles tinham fazenda em viçosa/AL (fazenda beleza).Gostaria de saber mas sobre minhas origens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeli..... tenho mais informações sobre seus avós pois somos da mesma familia, caso queira saber mais me escreva email: padilha.calado@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  16. Meu nome é Ramon Holanda gomes e minha familia vem toda de pernanbuco os rufino e os holanda gostaria de saber se faço parte dessa arvore gênealogica(obs. nao tenho traços indigenas ou negros e sim sou muito branco de olhos azuis)

    ResponderExcluir
  17. Sou Holanda Cavalcante, ashaus e sou de Maceió. Se notarmos qse tdas as pessoas q possuem esse sobrenome são de Pernambuco ou Maceió, até pq Maceió pertencia a província pernambucana(meu pais são primos ashaushaus, então os dois possuem sangue Holanda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou Holanda Cavalcante, sou de Pernambuco.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  20. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  21. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Ronaldo e gostaria de localizar a minha linhagem pelo nome de minha avó paterna. Ela se chamava Ruvani Holanda Costa nascida em 1923, no Ceará,e falecida em 1985. Foi casada com Francisco Pereira Costa.
    Agradeço se alguém tiver alguma informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que cidade do Ceará, Ronaldo? Conheço uma Ruvani (mas ela é jovem, rsrsrs) cujos pais são nascidos em Ubajara, Ceará, tem o sobrenome Costa.

      Excluir
  24. Olá, meu nome é Maristela Holanda Pereira. Meus pais nasceram em Ubajara, Ceará. Minha mãe: Maria Holanda Cavalcante, pai Joaquim Holanda Cavalcante e a mãe dla era Filomena Alves da Silva. Meu pai era filho de Antônio Mesquita e Joana (ela morreu muito jovem, não lembro o sobrenome por que meu pai mal a conheceu). Devo ter muitos parentes por aqui. Atualmente moro em Brasília. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  25. minha bizavó se chama Antonia Teles de Holanda ela residia em sao luis do maranhao,tendo eu toda familia por parte materna em pernambuco ceara etc...
    queria saber mais encontrar parentes pq pelo que descobri tem ate ancestralidade judaica na familia.
    add facebook quem souber algo
    https://www.facebook.com/jhonnynelly

    ResponderExcluir
  26. O meu avô é de Quixeramobim Ceará e se chama Orlando Alves de Holanda

    ResponderExcluir
  27. Olá Família sou Raltyelles Holanda... Neto de Nazaré Holanda avó paterna minha família está toda no Ceará... será que somos todos parentes que curioso.... moro em SP Mais minha família em Senador Pompeu.

    ResponderExcluir
  28. Minha mãe é Maria Helena Holanda de Oliveira filha de Antônio Holanda Sobrinho e Zaira Holanda de Melo naturais de Severiano Melo.

    ResponderExcluir

Visualizar

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...