quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAMÍLIA FREITAS

FREITAS

Um pouco de história...

Em Portugal o primeiro do nome foi João [Gonçalves] das Freitas, filho de Diogo Gonçalves, por volta de 1164 da nossa era cristã. O nome Freitas surgiu, conforme fontes madeirenses e literatura afins, na época de D.Affonso Henriques 1º rei de Portugal. Assim se refere a "Documentação sobre Brazonarios" do Anuário Genealógico Brasileiro ano VI de 1944 à página 259: "Freitas -Tem por Armas em campo vermelho sinco estrellas de ouro de seis pontas cada huma. Tymbre: dous braços de Leão de ouro em aspa" E continua... " Procedem de Diogo Gonçalves que morreo na batalha de Ourique, filho de Gonçalo Oveques, o que fundou o Mosteiro de Cete, e de sua mulher Dona Urraca Mendes, irmã de D.Fernão Mendes de Bragança, cunhado del Rey D.Affonso Henriques da qual houve a D. João de Freitas, que foy o primeiro que tomou esse appellido, do Julgado de Freitas, junto a Guimarães, solar desta Familia". Conta a historia que Diogo Gonçalves era uma vassalo de muita confiança de sua majestade D. Affonso Henriques; tendo lhe prestado muitos serviços inclusive o livrado da morte numa das batalhas. (O brasão se refere a esse episódio). Como recompensa D.Affonso presenteou a Diogo Gonçalves com as boas terras de seu reino. Alguns autores se expressam da seguinte forma sobre o significado do nome "De Freitas": "sobrenome de origem geográfica. Do latim fractus, quebradas (subentende-se: pedras). Leite de Vasconcellos diz que o sentido de fracta pode não ser propriamente “quebrada ou rachada”, mas metafórico. O fr. Freitte Longnon, admite o sentido de “brecha, abertura” e por conseguinte, “desfiladeiro”. Documentaram-se as antigas formas Frectas e Fleitas [em 1059] (Antenor Nascentes, II, 118; Anuário Genealógico Latino, I, 46). Diogo se mudou para lá após casar-se. Seu primeiro filho foi chamado João. João era chamado de João das Freitas e ao longo do tempo seus descendentes foram assumindo outras formas desse apelido. Fulano das Freitas, Sicrano de Freitas e assim ficou definitivamente incorporado o DE FREITAS, como sobrenome familiar. Freitas é então o que consideramos em genealogia um apelido toponímico, ou seja, provém de um lugar, de uma terra, de um sítio, etc. cujo nome lhe deu origem. Encontramos no NIM ( Nobiliário da Ilha da Madeira) às pags. 285 a 290, 291, 301 respectivamente, os títulos Freitas de Santa Cruz e Freitas D'a Madalena, tendo esses dois grandes troncos dos Freitas miscigenado com praticamente toda a genealogia madeirense. Podemos encontrar em outras fontes a citação de pelo menos oito entroncamentos que derivam desse mesmo apelido.


FAMÍLIA F R E I T A S DE SEVERIANO MELO

Em minhas pesquisas genealógicas cheguei a conclusão que a origem da família Freitas de Severiano Melo vem do patriarca ANTONIO LOURENCO DE FREITAS, natural de Portalegre, nascido em 1874 e faleceu em 29 de novembro de 1949, filho de Francisco Lourenço de Freitas e de Maria Joaquina da Conceição.
Porém, os principais FREITAS de Severiano Melo vem das descendências de LUIZ GONZAGA DE FREITAS, natural de Apodi, nascido em 5 de março de 1919 e falecido em 26 de junho de 2002, que entrelaçou com uma MELO, Maria da Conceição Melo (8/12/1918 – 17/4/2006), filha de João Batista Melo e de Maria Regis de Melo e de FRANCISCA DE FREITAS MELO, natural de Portalegre, nascida em 2 de abril de 1925, filha de Florêncio de Freitas Nobre e de Adelaide de Paiva Freitas, viúva de João Severiano de Melo, mãe do saudoso prefeito Genildo de Freitas Melo (19/9/1958 – 2/9/2005). Além desses Freitas podemos destacar outros FREITAS, como exemplo: ANTONIO LUCAS DE FREITAS, natural de Itaú ( 11/9/1921 – 26/2/1992), filho de João Luiz de Freitas e de Herculana Régis de Freitas; e LUCAS JUSTO DE FREITAS, natural de Apodi (18/10/1911), filho de Geraldo de Freitas Rego e de Maria de Freitas Rego, ambos com grande descendências neste município, cujos descendentes entrelaçaram com MELO, CAVALCANTE, CARVALHO e HOLANDA, tornando-se assim quase um Melo, já que em Severiano Melo pode se dizer que existe uma única família cujo pilar principal é denominado de Melo.

12 comentários:

  1. Sou pesquisador em genealogia do Vale do Jaguaribe, Ceará. Apreciando os textos de blog, observei que há alguns Regis.
    Escrevo o livro "Os Regis do Sapé", gostaria de saber sobre os Regis que são mencionados neste texto.
    desde já grato pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se os freitas da comunidade de malhada vermelha/severiano melo tem haver alguma coisa com os de severiano melo.sendo seus principais nomes MARIA CRISTINA DE FREITAS,casada com JOAO BATISTA FREIRE filho de JOAO SOBRINHO FREIRE tendo como neto ANTONIO FREIRE DE FREITAS e bisneto MAKSON BRENO BARBOSA DE FREITAS.se precisar de mais informaçaões porfavor entre em contato comigo brenofreitas04@hotmail.com este é meu email.

    ResponderExcluir
  3. A maior parte dos Freitas do RN encontram-se em Natal/RN.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Gisé Fábio Santos de Freitas tem como saber, onde me encaixaria nas histórias dos freitas?

    sou de recife, filho de gisé lourenço de freitas, neto de josé lourenço de freitas e alaide martins de freitas

    ResponderExcluir
  5. Meu no nome é Vicente de Araujo Freitas, Sou natural de Limoeiro - Pernambuco, gostaria de saber se faço parte da família de Severiano...

    ResponderExcluir
  6. Meu no nome é Vicente de Araujo Freitas, Sou natural de Limoeiro - Pernambuco, gostaria de saber se faço parte da família de Severiano...

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Adriano de Freitas filho de Geneci Gonçalves de Freitas e neto de joão Antunes Gonçalves de Freitas gostaria de saber onde me encaixo nessa genealogia se puder me responder eu agradeço sou do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  8. Sou leidilene Maria Cândido, filha de jurandir Cândido e neta de Joaquim Cândido e Malvina Angelina de Freitas, Sou bisneta de quirino Luiz de Freitas e sebastiana Martins, que residiam em itueta resplendor MG,se alguém conhecer alguns destes me falem por favor.

    ResponderExcluir
  9. Sou leidilene Maria Cândido, filha de jurandir Cândido e neta de Joaquim Cândido e Malvina Angelina de Freitas, Sou bisneta de quirino Luiz de Freitas e sebastiana Martins, que residiam em itueta resplendor MG,se alguém conhecer alguns destes me falem por favor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde aos demais. estou tendo dificuldades de montar a linha do tempo da família Freitas. talvez possamos nos ajudar não sei se já existem sites e grupos no face ou blogs. caso não tenha podemos criar em conjunto para montar esse grande quebra cabeça. acho que tanto toda ajuda é bem vinda mesmo as dos Freitag que em determinada época assumiram Freitas como apelido.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome e Elaine Freitas Oliveira, meu pai Jose Freitas Oliveira, minha mae maria germana souza Oliveira, meus avos paternos Maria dias de Freitas e Joaquim Freitas de Oliveira. Eles nasceram na Paraiba,nos nos enacaixamos na origem portuguesa?

    ResponderExcluir

Visualizar

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...