quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAMÍLIA HOLANDA

A ORIGEM DA FAMÍLIA HOLANDA NO BRASIL

Os Holandas provêm do holandês Arnau Florentz, ou Arnau de Holanda, nobre que teve completa adaptação ao Brasil. Era filho de Margaretha Florentz e Hendrick Van Holland, Barão de Rhijnsburg. Consta que Margaretha(*) seja irmã de Adriano Florentz, Papa Adriano VI, o último Pontífice não-italiano até à eleição de João Paulo II. Arnau, natural de Utrecht, Holanda, possuía o título de Barão de Theorobonet. Atendeu ao convite de Duarte Coelho em 1535, trazendo para o Brasil a sua vontade de concorrer para a fundação de uma nova nacionalidade e de transplantar para os trópicos os progressos dos conhecimentos do seu tempo.
Casou-se em Pernambuco com D. Brites Mendes de Vasconcelos, tendo criado uma família que desde os primeiros tempos coloniais mostrou grande interesse em engrandecer a nova pátria, colaborando com os demais que tinham os mesmos interesses e atendendo a todos os reclamos que esta magna empresa exigia dos que a ela se afeiçoavam. Brites, quando jovem, orfã, ainda em Portugal, contava com valioso apoio familia Real. Conforme ANTONIO JOSÉ VICTORIANO BORGES DA FONSECA em seu livro Nobiliarchia Pernambucana, de 1748, numa referência a Brites Mendes de Vasconcelos, diz que a Rainha D. Catarina, mulher de El-Rei D. João III, “a entregara a D. Brites de Albuquerque quando passou à Pernambuco em companhia de seu marido o Donatário Duarte Coelho, recomendando-lhe a sua acomodação, ao que generosamente satisfizera D. Brites de Albuquerque, casando-a com Arnau de Holanda e dando-lhe em dote muitas terras, nas quais fundou Brites Mendes muitos engenhos, que possuem hoje seus descendentes.”
Do matrimônio de Arnau de Holanda com Brites Mendes de Vasconcelos nasceram: Christóvão, Augustinho, Isabel, Ignez, Anna, Maria e Adrianna. O Ceará recebeu muitos membros ativos deste clã, representados pelos bisnetos e trinetos de Arnau, que chegaram às praias de Aracati e Cascavel no decênio inicial do século XVIII. À exemplo de outros parentes e contraparentes, vinham com a idéia de instalar no Ceará engenhos de açúcar, o que não foi possível; mas dirigindo as suas potencialidades para os outros ramos da indústria pastoril e agrícola, firmaram-se nas zonas sertanejas de Quixadá e Quixeramobim, no criatório de gado vacum, e pouco mais tarde na serra de Baturité, introduzindo ali as excelências da cultura eletrizante do café. Participaram menos que os antecedentes nas lutas políticas, preferindo a atividade do campo para demonstrar esta adesão ao progresso do Ceará.
HOLANDA DE SEVERIANO MELO

Verificamos claramente que este grupo familiar com base nos municípios de Severiano Melo e Apodi está mais para melo do que mesmo Holanda Cavalcante, confirmando o que disse certo dia a pessoa de Ranulfo Holanda – nenhum forasteiro pode chegar em Severiano melo e falar mal de um único severianense, já que nesta comunidade quase toda a população é formada por uma única família, devido o entrelaçamento entre esses dois grupos familiares, daí-se à razão de afirmar que Holanda Cavalcante na atualidade é apenas um facção dentro da família Regis de Melo. Porém, vamos destacar neste trabalho os verdadeiros Holanda Cavalcante, que, em minha opinião tem como tronco inicial a pessoa de Laurindo Holanda Cavalcante ( 23/9/1839), homem esse com grande influência nos meios sociais e políticos no município de Apodi, o qual em 5 de julho de 1876 foi um dos 16 eleitores da paróquia de Apodi, entre os 584 eleitores potiguares aptos a votarem em nossa província.
O patriarca desse grupo - LAURINDO DE HOLANDA CAVALCANTE, filho de Josefa Holanda Cavalcante, construtor do casarão da Fazenda Passagem Limpa, erguida em 1855, quando o mesmo tinha 16 anos de idade. Nascido em 23 de setembro de 1839, casado com Maria Holanda Vieira, nascida em 5 de novembro de 1847 e falecida em 16 de abril de 1936, esta sendo filha de Umbelino Tomaz de Aquino e de Maria Holanda Cavalcante. Sabemos que desse casal houve uma grande descendência, mas infelizmente, somente sabemos apenas de três deles, tratam-se de Josefa Holanda Cavalcante, Antonio Holanda Cavalcante, casado com Amélia Holanda Cavalcante e de Bevenuto de Holanda. Porém, apenas dissecamos algumas coisas a respeito de Bevenuto, assim vejamos:
BEVENUTO HOLANDA CAVALCANTE, natural de Apodi-RN, nascido no ano de 1864 e falecido em 6 de fevereiro de 1932, filho de Laurindo de Holanda Cavalcante (23/9/1839), e de Maria Holanda Vieira, esta filha de Umbelino Tomaz de Aquino e de Maria Holanda Cavalcante. Casou-se no ano de 1914, com Laurinda Holanda Cavalcante, natural de Apodi, nascido a 16 de junho de 1880 e falecida em 5 de maio de 1940, filha de Vitalino de Holanda Cavalcante e de Salustiana de Holanda Cavalcante.
Bevenuto Holanda foi o segundo proprietário do Casarão da Fazenda Passagem Limpa, herdada de seu genitor, à época encravada no município de Apodi, hoje na zona Rural de Severiano Melo.
Do consórcio com dona Laurinda houve três filhos, sendo eles:
01 – RIVARDÁVIA DE HOLANDA CAVALCANTE, vulgo ‘TOTA DE HOLANDA’, nascido no Casarão da Fazenda Passagem Limpa, em 20 de junho de 1915 e falecido em 01 de setembro de 1994, casado com Jovina Holanda Cavalcante, natural de Apodi, nascida a 12 de outubro de 1913 e falecida em 11 de outubro de 2005, filha de Teófilo de Holanda Sobrinho (05/05/1885 – 11/05/1967) e de Maria Jovina Campêlo de Holanda (09/03/1891 – 16/11/1990), pai dos seguintes filhos:
a) RANULFO HOLANDA CAVALCANTE, natural de Severiano Melo, nascido a 27 de maio de 1955, casou-se em 22 de dezembro de 1978, com Maria Ciramar Diógenes, natural de Iracema-CE, nascida a 22 de junho de 1959, filha de Ademar Diógenes Dantas e de Severina Medeiros Dias, pai dos seguintes filhos: HOLANGENES DIÓGENES HOLANDA, nascido em 28 de julho de1981; Ranulfo Holanda Cavalcante Filho, nascido a 13 de março de 1984; Ciramar Ruth Diógenes Holanda, nascida a 13 de novembro de 1979; Samara Ruth Diógenes Holanda, nascida a 18 de fevereiro de 1988; e Maria do Perpétuo do Socorro Holanda Diógenes, nascida a 17 de dezembro de 1991 e falecida em 13 de janeiro de 1994. Ranulfo Holanda foi prefeito de sua terra natal, no período de 1983 a 1989.
b) DONATO DE HOLANDA CAVALCANTE, nascido a 23 de agosto de 1950, casou-se em 8 de setembro de 1986, com Maria Marli Régis, natural de de Severiano Melo, filha de Geraldo Régis de Paiva e de Maria Paula Bessa Régis.
c) ARISTEU HOLANDA CAVALCANTE, nascido a 5 de setembro de 1942.
d) EFIGÊNIO DE HOLANDA CAVALCANTE, natural de Severiano Melo.
e) FRANCISCO NILO DE HOLANDA, nascido em 21 de agosto de 1936
f) BEVENUTO HOLANDA NETO, natural de Severiano Melo, nascido a 23 de setembro de 1939 e falecido em 14 de abril de 1965. É patrono do Hospital/Maternidade desta cidade.
2 – FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE, conhecido popularmente pela alcunha de “NENEM HOLANDA”, natural de Apodi-RN, nascido a 8 de novembro de 1918 em 31 de outubro de 1954, com Maria do Carmo Holanda, natural de Apodi, nascida a 21 de julho de 1929, filha de Inácio Gabriel Maia e de Alzira Magna Maia, com os seguintes filhos:
a) MARIA APARECIDA MAIA HOLANDA TERZIS, natural de Apodi, nascida a 14 de agosto de 1956, formada em medicina e residente em São Paulo, casada com Antonio Terzis.
b) MARISE MARIA HOLANDA DE MELO,nascida a 2 de agosto de 1960, formada em medicina, casada com o empresário Pedro Terceiro de Melo, natural de Apodi, nascido a 25 de julho de 1956, filho de Luiz Gonzaga de Melo e de Anailde Freitas Melo.
c) IOLANDA MARIA MAIA, nascida a 6 de setembro de 1963, formada em medicina, solteira.
3 – MARIA HOLANDA CAVALCANTE, natural de Apodi, nascida a 11 de fevereiro de 1920 e falecida em 5 de maio de 1991, casada com Sebastião da Costa Melo, natural de Apodi, nascido a 13 de abril de 1918 e falecido em 23 de dezembro de 1999, filho de José da Costa Melo e de Maria Régis de Melo, pai dos seguintes filhos:
a) BEVENUTO MELO HOLANDA NETO, natural de Severiano Melo, nascido a 20 de março de 1948, casou-se em 26 de fevereiro de 1970, com Antonia da Salete de Freitas, natural de Severiano Melo, nascida a 23 de setembro de 1948, filha de Antonio Lucas de Freitas e Guiomar de Freitas, pai dos seguintes filhos; MARCOS AURÉLIO FREITAS E HOLANDA, nascido a 19 de dezembro de 1971; e MÁRCIA AURÉLIA FREITAS E HOLANDA, nascida a 19 de dezembro de 1982.
b) JOÃO HOLANDA DE MELO, natural de Severiano Melo, nascido a 9 de julho de 1964, casado com MARIA SÔNIA GOMES HOLANDA, natural de Apodi, nascida a 11 de setembro de 1955, filha de José Gomes Pinto e de Francisca de 0liveira Pinto, com os seguintes filhos.
BEVENUTO HOLANDA faleceu em Apodi no dia 6 de fevereiro de 1932.
OUTROS HOLANDA:

SEVERIO HOLANDA CAVALCANTE, Nascido em 01 de abril de 1941, filho de João Holanda Cavalcante e de Ernestina Holanda Cavalcante;

86 comentários:

  1. Minha avó se chamava Marina Holanda Calvalcanti. Somos de Pernambuco e gostaria de saber se ela por acaso pertencia a essa família. Ela me dizia que sua avó era índia e seu avô tirou-a da aldeia para casar-se com ela. Vc sabe de alguma história assim?
    Se souber, me escreva: hanamarina@yahoo.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. toda a minha familia tem o sobrenome Holanda séra q nó fazemos parte dessa arvore gn.Somos de Pernambuco da cidade de palmares.mikhaellyg12@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Eu tenho Holanda no meu nome por parte de mãe e sou nascido no Ceará

      Excluir
  3. De repente fiquei super interessada ... mas infelizmente tenho pouquíssimas informações (talvez por falta de interesse mesmo), meu sobrenome é Holanda (por parte de pai), mas ouvi muito falar em "Tio Joãozinho", um piauiense que veio para Belém e aqui constituiu família e por aí foi ... quem puder me fornecer informações ficarei grata, pois isso me despertou uma grande idéia.
    samillyholanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samilly, sou de Belém,mas não temos o nome holanda,pois o pai da minha mãe era filho da isabel Holanda, que é filha de Arnau Holanda e Brites de mendes Vasconcelos.Mas por algum motivo ela não colocou o holanda dela no meu avô deixou só o sobrenome do marido dela, no caso ficamos todos Pereira de Souza.

      Excluir
    2. Nasci em Belém. Meu Holanda veio do meu avô, Demétrio Pereira de Holanda. Ele não tinha me dito muito da família dele, só disse que eram do Ceará. Vai ver somos todos da mesma família kkkkkk

      Excluir
    3. Kkkkkk também sou do Ceará Holanda por parte de pai... falecida bisavó chamava NAZARÉ HOLANDA

      Excluir
  4. Meu nome é Marco Antônio de Castro Holanda, filho de Francisco Vantuhil Holanda e Aspaiva de Castro Holanda neto de Ruvaman Holanda e Maria Neite Holanda Cavalcante, Sendo pai e Avós paternos naturais de Ubajara Ceará.
    Gostaria de saber se alguém sabe me dizer se fazemos parte desta arvoré genealógica.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses nomes que você escreveu eu já ouvi falar muito! Com certeza somos parentes! Meus pais nasceram em Ubajara, Ceará. Minha mãe: Maria Holanda Cavalcante, pai Joaquim Holanda Cavalcante e a mãe dela era Filomena Alves da Silva. Meu pai era filho de Antônio Mesquita e Joana (ela morreu muito jovem, não lembro o sobrenome por que meu pai mal a conheceu). Devo ter muitos parentes por aqui. Atualmente moro em Brasília. Abraços a todos.

      Excluir
    2. Eu acho q conheço essas pessoas no qual vc citou acima

      Excluir
  5. Amigos, estou realizando uma pesquisa sobre o Dr Alcebiades de Holanda Cavalcanti, pois este é o nome de uma das principais ruas de minha cidade natal (Timbaúba) devido os nossos políticos quererem em troca de ...(não se sabe bem o motivo)alterar os nomes das ruas, apagando a história da cidade. Tenho fotos desta rua desde o ano de 1914 e em recorte de jornal relatando sobre este senhor no ano de 1909, peço se alguem tiver informaçoes sobre este que provavelmente foi Promotor de Justiça em PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a origem de minha família paterna, se tem alguma coisa a ver com a história ou é apenas o acaso ter esse sobrenome.
    Meu avô se chama Clovis Hollanda Santos e é de Pernambuco. Diz ele que a origem da família é de uma índia com um holandês, mas parece tão clichê que custo a acreditar...
    Agradeço qualquer informação!
    anapaulaholanda@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Nossa que coincidência minha mãe tmb de Bonito família Holanda .Juraci Holanda minha mãe, natural de Bonito Pernambuco.

      Excluir
  8. Querido Marcos Antonio de Castro Holanda
    Pelo que li e provavelmente tenha entendido, em seu comentario, você possivelmente estará como Bisneto por parte de Pai e Mãe na descendencia de
    Belarmino Holanda Cavalcante,Meu tio de segundo grau, natural de Ubajara Ceará.Se assim é, você faz parte da Familia Arnau Florentz de Holanda,Já que os meus antepassados me fizeram crer que sou descendente do mesmo.E já que não há nenhum outro documento, com historia da presença de uma segunda Familia Holanda no Brasil,não há porque dúvidar.

    Isto vale para todos os que pertencem a Familia Holanda.Mesmo aos que tem na familia a presença de algum indigina.Sabemos que é natural,pela historia,que muitos que aqui chegaram de países estrangeiros,tiveram filhos e filhas com mulheres indiginas.Isto de maneira nenhuma,diminue o grau de parentesco válido a qualquer um que traga em sua historia genealógia,o sobrenome de Holanda/Cavalcante/Florentz/Pierre...em fim .Mesmo aqueles,que não constam o sobrenome em seu Registro de Nascimento,pois sabemos do desinteresse que nossos antepassados tinham em manter viva a nossa história, escrevendo cada um a parte que lhe tocava.Hoje se queremos saber alguma coisa,temos que nos fazer valer de material escasso e este mesmo deixa um vazio,que hoje muitos estão tentando preenxer.Seria muito importante,que agora que desperta o interece de muitos em conhecer a sua origem,que começassemos a ajuntar os fraqmentos,e escrever essa história tão linda que é a origem de cada um.E Como sugestão à medida que cada um vai se encontrando,vá colocando em seu sobrenome o Florentz,em todo contato que voce fizer em qualquer site da familia,Assim saberemos que voce já se encontrou.Em meus documentos,o meu nome é:MARIA TERNA HOLANDA PIERRE, Mais já tendo me encontrado, como descendente de Belarmino de Holanda Cavalcante de Ubajara Ceará Já em meus contatos, assino Maria Terna Florentz,Holanda Pierre.É apanas uma sugestão,para facilitar o reconhecimento de quem já se encontrou,sabendo todavia que não há duas familias com o mesmo nome de Holanda no Brasil.Pelo menos até que eu saiba, após tempos de pesquisa.Se alguem desejar entrar em contato comigo, meu e-mail é
    ternariva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Meu nome é Carlos André de Holanda, sobrenome da familia da minha mãe... Meu avô materno é da cidade de Timbaúba-PE e ele veio pra Olinda-PE, onde vivemos até hoje. A nossa família era tão tradicional que meus avós eram primos (os dois Holanda). Meu avô me disse que desde que ele era pequeno já sabia com quem ia se casar...era casamento entre familiares pra não "misturar" o sangue...hauah Eu achoo essas histórias um barato!!
    A família Holanda, pelo que eu sei, é uma tradicional no Recife, que vieram da Holanda na época da dominação holandesa no Brasil e possuia grandes Engenhos de açúcar. Eles vivam em "guerra fria" com a família Cavalcante, que era uma família de comerciantes portugueses, muito rica! Entao, uma filha Holanda se casou casou com um filho Cavalcante. E foi assim que a família Holanda Cavalcante surgiu. Mas bem, eu só pertenço à família Holanda.
    Quem souber de mais coisas, postem aí.
    Abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii eu sou Patrícia Holanda da Silva minha avó se chamava Maria Holanda Cavalcante, acho um barato essas histórias. Minha mãe fala que tds as pessoas que tenham Holanda sao parentes...

      Excluir
  10. Fico feliz que essas famílias se interessem por suas origens. Mexendo com o imaginário coletivo, o que é muito positivo no amadurecimento de um povo, de uma nação. Conhecer sem preconceitos, tomar conhecimento da História do Brasil, partindo também, da história oral, do que se ouve em casa, da tia, da vovó... dos documentos escritos, como: registros de nascimentos, casamentos, cartas... Também sou uma descendente Holanda Cavalcanti, de Pernambuco,que se espalhou Brasil afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Gostaria de saber sobre meu bisavô, Félix Alves de Holanda qual grau de parentesco Arnau de Holanda e Henrique de Holanda se eram tios, primos ou irmãos. obrigada

      Excluir
  11. Sou Lúcia Holanda, Filha de Abinadá Holanda e neta de Otília Holanda Montenegro, somos do alto Oeste potiguar, da cidade de Frutuoso Gomes/RN..gostaria de saber se temos algum grau de parentesco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Nossos sobrenomes são iguais rs

      Excluir
  12. Uau! do nada eu me interessei sobre meu sobrenome ( por parte de mãe), mais por curiosidade de saber quem faz parte do meu passado e da minha origem.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Luciano Holanda e meu avô era David Holanda Cavalcanti. Minha Mãe Maria do Carmo Holanda era prima da conhecida poetisa Celina de Holanda.Somos de Recife. Quem quiser fazer contatos...meu email é Luciano_holanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo é Otacílio Holanda Cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
    2. Minha avo Maria Ericina Holanda, natural de Pernambuco Bonito, nascida em 15/03/1915, casou- se com Otacílio Marinho Padilha, tenho descendência indigena, mas não entendo bem como se deu essa origem, mas herdei os traços, meu e-mail betesanches2010@hotmail.com.

      Excluir
  14. OLÁ MEU É GELINA SIMÃO CAVALCANTE, O MEU PAI SE CHAMA JOÃO DE HOLANDA CAVALCANTI ELE É NASCIDO EM BEZERROS PE, ELE VIAJAVA NO PAU DE ARARA E VEIO PARA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ, ELE ESTÁ HOJE COM 84 ANOS HÁ MAIS DE 50 ANOS QUE ELE NÃO VÉ SUA FAMÍLIA, SEGUNDO ELE SUA IRMÃ SE CHAMA HELENA DE HOLANDA CAVALCANTI, NUNCA MAIS TEVE NOTÍCIAS DE NINGUÉM. EMAIL alcirleigomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Bezerros também, minha família é Holanda Cavalcante, minha família é de Bonito, perto de Bezerros.
      O nome do meu avô é Otacílio Holanda Cavalcante.

      Excluir
  15. Sou da família Holanda de alagoas.minha avó se chamava Zélia Holanda Barros e meu avô Sebastião Holanda Cavalcante.Eles tinham fazenda em viçosa/AL (fazenda beleza).Gostaria de saber mas sobre minhas origens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeli..... tenho mais informações sobre seus avós pois somos da mesma familia, caso queira saber mais me escreva email: padilha.calado@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  16. Meu nome é Ramon Holanda gomes e minha familia vem toda de pernanbuco os rufino e os holanda gostaria de saber se faço parte dessa arvore gênealogica(obs. nao tenho traços indigenas ou negros e sim sou muito branco de olhos azuis)

    ResponderExcluir
  17. Sou Holanda Cavalcante, ashaus e sou de Maceió. Se notarmos qse tdas as pessoas q possuem esse sobrenome são de Pernambuco ou Maceió, até pq Maceió pertencia a província pernambucana(meu pais são primos ashaushaus, então os dois possuem sangue Holanda)

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  19. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  20. Olá, sou Vinícius Costa de Holanda, meu pai e avós paternos são de Pernambuco da cidade de Trindade, sei também que tenho família na cidade Pernambucana de Araripina .Gostaria de saber se faço parte deste clã de Holandas ?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Ronaldo e gostaria de localizar a minha linhagem pelo nome de minha avó paterna. Ela se chamava Ruvani Holanda Costa nascida em 1923, no Ceará,e falecida em 1985. Foi casada com Francisco Pereira Costa.
    Agradeço se alguém tiver alguma informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que cidade do Ceará, Ronaldo? Conheço uma Ruvani (mas ela é jovem, rsrsrs) cujos pais são nascidos em Ubajara, Ceará, tem o sobrenome Costa.

      Excluir
    2. Eu tenho informações sobre uma ruvani holanda costa de Ubajara na serra da Ibiapaba mais precisamente no Distrito de nova Veneza tem um posto de saúde com o nome dela ela morava ao lado e quando fizeram deram o nome dela falei cm a minha mãe e ela os nomes q vc deu e as datas bateram

      Excluir
  23. Olá, meu nome é Maristela Holanda Pereira. Meus pais nasceram em Ubajara, Ceará. Minha mãe: Maria Holanda Cavalcante, pai Joaquim Holanda Cavalcante e a mãe dla era Filomena Alves da Silva. Meu pai era filho de Antônio Mesquita e Joana (ela morreu muito jovem, não lembro o sobrenome por que meu pai mal a conheceu). Devo ter muitos parentes por aqui. Atualmente moro em Brasília. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou de ubaja minha mãe conheceu essas pessoas q vc citou são da mesma família dela

      Excluir
  24. minha bizavó se chama Antonia Teles de Holanda ela residia em sao luis do maranhao,tendo eu toda familia por parte materna em pernambuco ceara etc...
    queria saber mais encontrar parentes pq pelo que descobri tem ate ancestralidade judaica na familia.
    add facebook quem souber algo
    https://www.facebook.com/jhonnynelly

    ResponderExcluir
  25. O meu avô é de Quixeramobim Ceará e se chama Orlando Alves de Holanda

    ResponderExcluir
  26. Olá Família sou Raltyelles Holanda... Neto de Nazaré Holanda avó paterna minha família está toda no Ceará... será que somos todos parentes que curioso.... moro em SP Mais minha família em Senador Pompeu.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Minha mãe é Maria Helena Holanda de Oliveira filha de Antônio Holanda Sobrinho e Zaira Holanda de Melo naturais de Severiano Melo.

    ResponderExcluir
  30. Meu avô materno chamava-se Naziozino Holanda Cavalcante. O que sei é que veio do Estado do Ceará para o Amazonas, na década de 40 ou 50, morrendo lá aos 87 anos, no ano de 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é ROBERTO DE HOLANDA MARIA, Recife, e minha mãe se chama JUPIRACY DE HOLANDA MARIA e a meus avós por parte de mãe se chamavam: ERNESTO CAVALCANTE HOLANDA e ARZILLA GARRETT HOLANDA, de Recife.

      Excluir
  31. Sou de Campina Grande (PB) Nely Ângela de Holanda Cavalcanti, minha tia de 92 anos Creusa de Holanda Cavalcanti conta que seu pai, meu bisavô Joaquim Zeferino de Holanda Cavalcanti, era de Juazeirinho ( PB ) sues irmãos, João de Holanda Cavalcanti, Luiz Zeferino de Holanda Cavalcanti, faleceu em 1928, tinha um filha em Recife professora por nome de Maria Leonilda de Holanda Cavalcanti, Nifa de Holanda Cavalcanti. meus parentes estão espalhado pelo Brasil, São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiana (GO)gostaria muito de encontrar os parentes do meu bisavô. Sou muito grata, um abraço>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nely
      Eu sou filha de Maria Leonida, filha de Luiz Zeferino de Holanda Cavalcante. Ela faleceu em 2012 aos 92 anos. Ela foi filha única dele com Leonida Leite Cavalcante. Ela sempre me falou que seu pai falecera quando ela tinha 9 anos. Tenho foto dele, bem antiga.

      Excluir
  32. Estou a Procura de mais detalhes sobre
    José de Holanda Cavalcante pai de Venâncio de Holanda Rocha que é Pai de Antonio de Holanda Rocha que por vez e meu Pai.
    se esse ramo da Família no estado do Piauí na cidade de Oeiras-PI

    ResponderExcluir
  33. o sobrenome "holanda" ou "de holanda" já existia em portugal, mercadores flamengos que já viviam lá e é essa coisa de sempre de atribuir sobrenome à algum nobre primogênito sempre foi mentira das classes mais baixas na história que obtinham ascensão social e procuravam legitimar isso, muitos nomes de família em português ou qualquer outra língua são repetidos não porque possuem o mesmo ancestral em comum, mas porque desempenhavam as mesmas profissões como Pimentel que é comerciante de pimenta ou local de origem com alguma ascendência remota( na maioria das vezes um homem estrangeiro que se casou com uma mulher local) e como os falantes "nativos" não sabiam pronunciar.. aportuguesaram

    ResponderExcluir
  34. EXPLIQUE-ME, POR FAVOR, O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS (BARRAS, VÉRTICES, CISNE, CORES)NO BRASÃO DA FAMÍLIA HOLANDA. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE. TARCISIO HOLANDA, < ftholanda@gmail.com >

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Eu sou neta do Francisco de Holanda Cavalcante e Regina Lucia Holanda Cavalcante
    Filha de Carlos Eugênio de Holanda Cavalcante e Maria Rizony Bandeira de Mello Holanda Cavalcante.
    Sei que meus tios da família hollanda são Francisco Neto, Carmem Lúcia Ernestina e Mário.
    Sei que todos nasceram em Alagoas eu conheci só o Mário ,que era casado com Leilah e moravam aqui no Rio.
    Provavelmente todos já estão falecidos mas gostaria de saber se alguém conhece?

    ResponderExcluir
  37. Queridos ,
    Meu nome é Danielle de Holanda Martins , meus pais Francisco Pereira Martins e minha mãe Maria Rosa de Holanda Martins , meus avós maternos do Ceará -Tamboril Manoel Martins de Holanda e avó Auta Rosa de Holanda
    Os meus bisavós paternos
    Os pais do vovô: Pai - Alexandre Ferreira de Holanda
    Mãe - Maria Martins de Holanda
    Os pais da vovó : Pai - Higino Gonçalves Rosa
    Mãe: Maria Rodrigues Peres
    Alguém teria alguma informação a acrescentar ? No caso meus bisavós por parte do meu avô eram Holanda , estou procurando informácoes

    ResponderExcluir
  38. Segue a imagem de um livro que consegui com um parente , queria tanto encontrar esse livro , nele contém os nomes de meus avós e os irmãos , no caso do meu avô com suas esposas , vou enviar a cópia da página que tenho

    ResponderExcluir
  39. Não consegui copiar e colar , segue meu email caso queiram ver a página com os nomes

    ResponderExcluir
  40. Procuro um parente que se chama Antônio bezerra de Holanda tem mais ou menos 67 anos, o nome do seu pai já falecido era João Evangelista bezerra De Holanda, morava em Campina Grande, Paraíba.

    ResponderExcluir
  41. Procuro um parente que se chama Antônio bezerra de Holanda tem mais ou menos 67 anos, o nome do seu pai já falecido era João Evangelista bezerra De Holanda, morava em Campina Grande, Paraíba.
    Insta @vanessagomeshx

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde encontrei essa matéria e estou profundamente encantada, sou Elisabete Holanda, neta de Otacílio Marinho Padilha e Maria Ericina Holanda Padilha,ambos nascidos em Pernambuco- Bonito, minha mãe Juraci Holanda Padilha ao se casar deixou de usar Padilha,apenas meus primos continuam a usar esse sobrenome, tenho traços indígenas herdados do lado materno e paterno, pois meus avós tinham misturas raciais muito evidentes principalmente meu avo Otacílio lado materno e avó Josefa por parte paterna essa já entra em outra arvorá pois era baiana..minha avó Ericina Holanda possuía traços holandês pele branca, cabelos ondulados e claros ,olhos castanhos claros estatura baixa e franzina, se alguém souber e tiver informações de como encontrar essa linhagem me avisem..amei saber e dividir um pouco do que sei dessa família.

    ResponderExcluir
  43. Eu me chamo Alice Silva Holanda meu sobrenome Holanda vem de minha avó por parte de pai somos natural de pindoretama Ceará minha vó se chama Raimunda Holanda brasiliano

    ResponderExcluir
  44. Família Holanda tem direito a nacionalidade portuguesa por meio de judeus sefarditas. Dúvidas, me liguem (88)999798638

    ResponderExcluir
  45. Eu me chamo Ricardo Cardoso de Holanda de Manaus.Amazonas.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Estou a procura de José Vieira de Holanda que foi casado com Miraltina Maria da Conceição ou parentes. Dizem que eram do Ceará. São meus pais biológicos, mas não os conheço.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde , meu nome de Ricardo lemos carneiro de Holanda, sou de recife , minha família Holanda e originário do município de glória do goita e vitória do santo antão , se alguém tiver fazendo genealogia da família Holanda e quiser trocar informações agradeço .9979-26921(ZAP)

    ResponderExcluir
  49. Eu não se é verdade ou não sobre a origem real,mas que são diferenciados na pele e nos olhos, como também de natureza e uma inteligência invejável, de porte altivo e sempre alcançando seus objetivos.

    ResponderExcluir
  50. Sou Lenilson Pereira de Holanda, nascido em 1959. Herdei do meu Pai o nome Holanda, que por sua vez herdou do meu avô, de pernambuco, o nome Holanda.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Gente, seria legal se todos se cadastrassem no site https://www.familysearch.org/pt/ por que lá a gente consegue fazer a árvore genealógica e linkar os parentes. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @maaristela boa tarde eu junto a mais alguns descendentes da família Holanda estamos pesquisando os ramos de nossa família, poderia mandar o link de sua árvore no family search? Meu contato é 75 998161994 aguardo ansiosamente seu contato. Obrigado.

      Excluir
  53. Sou Marcones Holanda descendente da família Pereira Holanda de Farias Brito.
    Pe. Jesuíta Adalberto Holanda Pereira era meu tio avó paterno. Descendente de Maria Francisca de Holanda e Bernarda Francisca de Holanda. Estou pesquisando a árvore genealógica da família Holanda. Meu contato/WhatsApp é 75 998161994. Instagram Cavmholanda.

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu nome é José Wellington Holanda da Silva, meus pais, são, Izaura Brasil Da Silva e Antonio Bezerra da Siva, meus avós maternos são, Pedro Holanda Silva e Regina Alves Brasil. Meus avós paternos são, Milburges Bezerra da Silva e Cecilia Miranda da Silva. Sou de Fortaleza, meus pais são de Acarape/Ce, Quixada/Ce. Estou tentando achar descendentes.

    ResponderExcluir
  55. Olá, Meu nome Neusa de Holanda Cavalcanti, sou de Pernambuco minha família vem de Garanhus interior, seu que essa família também é tradicional da Região, atualmente minha mãe mora em Recife hoje com 82canos , mas ainda tem parentesco na cidade.

    ResponderExcluir
  56. Minha ascendente (Theotônia de Holanda Cavalcante) é de Água Preta PE (aproximadamente 1845), próximo a Palmares. Ela foi casada com Manoel Velozo da Silveira. Será que vc conhece mais sobre eles? Eu sei pouco sobre eles. O filho dele Sérgio Velozo da Silveira Hollanda nasceu em 1863 em Escada PE, e morou em Água Preta PE, ID no familisearch é L5RT-XYL.

    ResponderExcluir
  57. Minha trisavó Alexandrina de Holanda Cavalcanti casou-se com Barnabé Damazo de Alencar 1860? Crateús-CE. Como faço para ter mais informações sobre ela?

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...
Visualizar

TV TERRAS POTIGUARES NEWS

TV TERRAS POTIGUARES NEWS
MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 112 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS,